ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Bairro Guadalupe, um dos primeiros pontos de povoação de Tabatinga

Fotos: CG

Tabatinga (AM) - Um dos primeiros pontos de povoação em Tabatinga foi o Bairro Guadalupe, antiga Vila Guadalupe, onde também funcionou um dos primeiros portos da cidade, o "porto do Senhor Cirilo", um dos habitantes do local que tinha uma casa flutuante onde eram comercializadas estivas em geral. Surgia aí um dos primeiros comerciantes de Tabatinga, atualmente o porto é conhecido como o "Porto do Bispo", contudo não possui a mesma função de antigamente , agora é simplesmente a entrada do Bairro Guadalupe.

O Bairro Guadalupe em sua totalidade é feito de palafitas, casas construídas em área alagadiça sustentadas por madeiras a fim de não alagarem no período de cheia do Rio Solimões.  Guadalupe é um dos bairros mais antigos da cidade juntamente com o Bairro São Francisco e fica à margem do Igarapé Santo Antônio, bem exatamente aonde o igarapé se encontra com o rio, onde existia uma pequena feira (a 1ª feira de Tabatinga). É composto de moradores brasileiros, colombianos e peruanos em virtude de sua localização exatamente na fronteira Brasil/Colômbia/Peru e serem tipicamente fronteiriços, com profissão predominante de pescadores e população de classe baixa/baixa.

O risco de alagamento é constante no período de maior cheia, que vai de dezembro a abril, pois é uma zona rebaixada (planície de inundação do Rio Solimões). No auge da cheia de 2009 foi constatada a vulnerabilidade desse local às inundações periódicas do Rio Solimões. Todo o bairro, numa faixa de 300m de extensão (ao longo do rio) por 100m de largura, estava alagado ou em vias de alagação (as feições erosivas estavam submersas), com algumas moradias já desocupadas pelos habitantes. Área totalmente imprópria para ocupação humana como foi considerada pela CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais que é responsável pelos estudos hídricos no Brasil em seu artigo publicado na web.

Fontes:

Postar um comentário

0 Comentários