ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

Tabatinguenses fazem manifestação pela precariedade da UPA, próximo sábado, 26/05

22/05/2018, terça-feira

Foto: Divulgação

Tabatinga (AM) – Cidadãos tabatinguenses preocupados com o abandono e a precariedade da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Tabatinga resolveram conscientizar o povo tabatinguense pelo estado que passa essa entidade  de Saúde que serve ao povo da região, através de uma campanha com a #AUPApedesocorro, liderados por Carlos Gossel, Estely Ferreira, José Greco e Suzy Almeida.

Tal conscientização culminará em uma manifestação que acontecerá próximo sábado dia (26/05), às 15h, com concentração em frente ao posto BR, na Avenida da Amizade, Centro, e seguirá até a Unidade de Pronto Atendimento, na rua 1º de Fevereiro, bairro Comunicações.

Será uma manifestação pacífica e silenciosa, pois o grupo entende que a UPA é um local de enfermos. E a manifestação colocará faixa e cartazes em frente da UPA.

A organização convida a população e pede, se possível, ir vestido de preto em luto à situação da entidade.

Conforme relatos feitos por pacientes da UPA constatou-se que falta luva para procedimento, esparadrapo, gases para fazer curativo, solo fisiológico, remédios, materiais para cirurgia, medicação para cirurgia, sendo que os próprios médicos estão levando os materiais para fazer a cirurgia, falta jelco para fazer acesso e vigilância patrimonial, a UPA está sem segurança.

Os materiais utilizados na UPA são angariados nas UBS por conhecidos dos profissionais da UPA, pois senão a Unidade já não estaria funcionando.

Há muitos relatos sobre a precariedade, mas foram selecionados dois. Veja abaixo os dois:

1 - “Que situação a nossa UPA de Tabatinga tá passando . Foram tantos desvios de verbas públicas na área de saúde do Estado 100 milhões de reais por administradores completamente ladrões. E hj quem sofre é a nossa gente, nosso povo que precisa do atendimento do SUS .

Um amigo foi se consultar essa semana na UPA de tbt E ficou internado, a família teve que levar remédios, cobertores, e até mesmo seringas descartáveis .

E lamentável a situação da nossa UPA entregues as ruínas ...."

2 - “2h da madrugada de segunda-feira passada, morrendo de dor de pedras nos rins ir pedir socorro na UPA e o médico dizer para você:

- Não posso lhe ajudar, procure uma outra unidade por aqui não temos nenhum tipo de remédio. Somente dipirona. Esse é o único.”

Há muitos outros relatos, informou os organizadores.

Sendo que os próprios médicos têm que fornecer o material para sua cirurgia, e outro caso, os cidadãos não são atendidos e vão pedir socorro no HGuT.

Uma das representantes do grupo, Estely Ferreir, esteve ontem, segunda-feira dia (21/05) na Rádio Nacional do Alto Solimões para divulgando a campanha.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários