ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Amazonas - Vote no trabalho dos alunos da UEA com o tema “Açaí para proteger o cérebro”

11/10/2017, quarta-feira

Foto: Site Beleza e Saúde

Vote agora no trabalho da UEA no link abaixo

Com o tema "Açaí para proteger o cérebro" a Universidade do Estado do Amazonas concorre com seu trabalho no site Saúde ao 11º Prêmio SAÚDE – Nutrição.

O trabalho é de autoria de Alencar Kolinski Machado, Euler Esteves Ribeiro, Aline Boligon, Ana Cristina Andreazza, Francine Carla Cadoná, Tatiane Morgana da Silva, Marcelo Soares Fernandes, Fernanda Barbisan, Verônica Farina Azzolin, Grazziele Castagna Weiss, Audrei de Oliveira Alves e Ivana Beatrice Mânica da Cruz, e das instituições Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Universidade de Toronto, Canadá.

Sobre o Trabalho

Vem crescendo o número de pessoas com desordens como o transtorno bipolar, em que se alternam momentos de euforia com crises depressivas, impactando o trabalho e a vida social de seus portadores. O uso prolongado dos medicamentos como lítio, capazes de controlar a oscilação de humor, pode resultar em disfunção renal, diabetes e hipertireoidismo. Os autores deste experimento feito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram buscar no açaí uma alternativa para ajudar a conter as manifestações de doenças psiquiátricas. Na investigação, avaliaram o efeito do fruto nos neurônios, mais especificamente seu poder de corrigir uma disfunção nas células associada ao transtorno bipolar e à esquizofrenia. O pressuposto é que, por causa desse desarranjo, as células sofreriam com a maior geração de radicais livres. O açaí, famoso por sua capacidade energética, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – daí a hipótese de ter papel benéfico nesse processo. A simulação com o extrato do fruto realizada em laboratório conseguiu reverter os efeitos nocivos nas células – trazendo uma esperança para aliviar os sintomas dos distúrbios psiquiátricos e abrindo perspectivas para novos medicamentos. 


Efeito neuroprotetor in vitro do açai (Euterpe oleracea, Mart.): potencial uso como suplementos nutricional no manejo de doenças psiquiátricas



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários