ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#BenjaminConstant-AM - Saúde: SEMSA realiza atividades do Agosto Dourado em Benjamin Constant

11/08/2017, sexta-feira

Foto: Divulgação/PMBC

Benjamin Constant (AM) - A Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizou no período de 2 a 8 de agosto, atividades alusivas ao Agosto Dourado, que inclui a Semana Mundial de Amamentação. Entrega de repelentes, palestras para gestantes e uma caminhada fizeram parte da programação.

A entrega de repelentes e demais insumos foi realizada durante a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS da Colônia, Prim Assis, Alcindo Castelo Branco, Enfermeira Leontina e Sebastião Cruz Plácido. A meta é atingir 100% das gestantes do município, haja visto a importância desta ação para a saúde pública.

O repelente usado conforme orientação correta previne contra o Zika Vírus em mulheres grávidas, que se infectadas durante este período o bebê pode nascer com microcefalia - pequenez anormal da cabeça, associada a deficiência mental.

Uma caminhada pelas ruas da cidade foi realizada na última quinta-feira (03/08), reunindo gestantes, profissionais da saúde e a população. A atividade teve como finalidade divulgar a Campanha Nacional do Aleitamento Materno, que sensibiliza as mulheres grávidas quanto a importância desse ato para o desenvolvimento saudável do bebê.

A Semana da Amamentação contou com palestras sobre a importância do aleitamento materno, informações de como a mãe deve amamentar o seu filho - sobre o aspecto de que amamentar faz bem para o filho, para a mãe e um ganho para a vida toda.

Esta ação conjunta SEMSA e FVS se estenderá também para as comunidades Porto Cordeirinho, Filadélfia e Bom Caminho.

Sobre o Agosto Dourado

O Congresso Nacional sancionou recentemente uma lei que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno e com isso passa a ser chamado Agosto Dourado. Esta lei diz que no mês de agosto ações intersetoriais de conscientização e esclarecimentos a respeito da importância do aleitamento materno, serão intensificadas por meio de palestras, reuniões em comunidades, espaços públicos e divulgação na mídia, além de decorações com a cor dourada para lembrar a campanha.

Mês do Aleitamento Materno

Agosto Dourado: o mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, e que estes benefícios perduram até a vida adulta da criança, reduzindo riscos de muitas doenças.

Semana Mundial de Aleitamento Materno

De 1 a 7 de agosto ocorre, em 150 países, entre eles o Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Esta comemoração faz parte de uma história mundial voltada para sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. No Brasil, desde 1999, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A cada ano esta comemoração tem um tema definido que pode ser adaptado a cada país a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados.  Materiais são preparados e distribuídos para que o tema seja divulgado. Este ano o tema aqui no Brasil é: Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse.

Por João Mozambite – ASCOM/PMBC


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários