ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#AltoSolimões - Hoje, sexta-feira, 18/08, o rio Solimões mede 0,84cm e Capitania dos Portos alerta às embarcações de muitos assoreamentos

18/08/2017, sexta-feira

Foto: Carlos Gossel

Bancos de areia estão surgindo no meio do Rio Solimões devido a vazante


Tabatinga (AM) - O programa “Repórter Solimões”, da Rádio Nacional do Alto Solimões, conversou com o representante da Capitão da Capitania Fluvial de Tabatinga, Fábio Almeida, sobre as dificuldades enfrentadas pelos donos de embarcação para navegar no rio Solimões nesse período.

Fábio Almeida informou que a Capitania vem orientando desde quando começa a baixar o rio aos navegadores, principalmente as grandes embarcações que utilizem as cartas náutica, que elas aferem, demonstram aonde é o local mais seco do rio. Além disso, informou também que possui uma equipe de inspeção naval que constantemente tem dado informações ao comandante de embarcações, e concluiu que todo ano acontece isso, e o encalhe [à embarcação] pode gerar uma complicação maior.

De Jutaí para cá existem alguns pontos complicados ao navegantes, e atentar em Santo Antonio do Içá, Amaturá e Benjamin Constant por existem grandes problemas de assoreamento, conforme informou Fábio Almeida, representante da Capitania dos Portos.

Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. Originalmente, esse é um processo natural, mas que é intensificado pelas ações humanas, sobretudo a partir da remoção da vegetação das margens dos rios.

Hoje, sexta-feira dia (18/08), o rio Solimões está em 0,84cm e baixando, conforme informou Jaime Azevedo da Silva, representante da Agência Nacional de Águas - ANA em Tabatinga (AM).

Rádio Nacional do Alto Solimões e Brasil Escola


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários