ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Tabatinga-AM - Bairro D. Pedro I, o segundo bairro de Tabatinga (AM)

15/01/2016, sexta-feira

Foto: Site da Prefeitura de Tabatinga (AM)

Por Ronaldo Ramires Mafra - Professor de Geografia, especializando em Recursos Naturais

Em meados de 1936 o Bairro D. Pedro surgiu devido ao canavial do Senhor Pedro Gomes4, vulgo Pedro I, (pai do Senhor Oscar 1º Prefeito eleito do município de Tabatinga), pois os trabalhadores construíam suas casas próximas ao canavial, que se estendia onde é atualmente a Casa Gregório até a Rua Marechal Mallet, ultrapassando os imites da atual Avenida da Amizade, neste local estabeleceu-se o primeiro campo de futebol pertencente ao Penharol Futebol Clube. 

O nome deste bairro é em homenagem ao Imperador D. Pedro I.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/historia-de-tabatinga-amazonas/53629/#ixzz3xLOpvb9D

Sobre o Igarapé D. Pedro I no bairro com o mesmo nome

Por Ana Cláudia de Souza Assis, Ana Lídia Soares Wadick, Dailce Pereira de Araújo, Maria de Lourdes Arcanjo Moreira, Maria de Lourdes Arcanjo Moreira, Rodrigo Castilho Gonzalez, Vanessa Joaquim Marcos e Orientador: Prof. MsC.: Paulo Almeida da Silva

Verificasse construções de moradias inadequadas, acúmulos de resíduos sólidos, esgoto residencial e urbano lançados diretamente no corpo hídrico que compromete a qualidade da água. Onde a grande quantidade de chuvas favorece transporte de poluentes.

Segundo e Collischonn (1998), “O transporte de sedimentos traz consigo a carga de poluentes a eles”.

Observa-se nas margens do igarapé Dom Pedro, existe quantidade de moradias de forma ilegal, o que acarreta grandes impactos provocados pela urbanização acelerado que possibilita a contaminação do lençol freático.

Segundo as contribuições de TUCCI (1995), “Os principais impactos provocados pela urbanização nas redes de drenagem são o aumento do escoamento superficial, redução da evapotranspiração, do escoamento subterrâneo e o consequente rebaixamento freático”.

Isso possibilita que haja uma política de disciplinamento na ocupação de áreas de risco, principalmente nas margens dos igarapés que gera redução nas margens do seu espaço, deixando que haja um escoamento da água sem interrupção até a chegada da sua foz.

Durante o crescimento do município de Tabatinga AM, principalmente com os avanços da urbanização e a falta de um planejamento do poder público e no modelo econômico possibilitou que famílias de baixa renda ocupassem áreas de risco em encosta de igarapés, causando um alto índice de contaminação, nas margens do igarapé Dom Pedro I.

Outro fator importante identificado na área da pesquisa foi o grande acumulo de lixo domestico e esgoto sanitário a céu aberto, proporciona risco de doenças aos moradores do local e ate mesmo risco de morte.

Postar um comentário

0 Comentários