ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Lendas - O Mistério de Noaca

30/12/2015, quarta-feira

Arte: Blog Bocas e Notícias

Lembram antigos moradores de Tabatinga que nos inicíos do povoamento desta região qualquer lugar que fosse um pouco mais desenvolvido já era considerado vila.
Assim, foi Noaca um povoado nas proximidades de Feijoal, que devido a uma epidemia, causada por uma doença desconhecida, entrou em decadência.

Contam que um dia o padre do lugar estava celebrando a missa, e ao terminar, enquanto se dirigia à porta da igreja, ouviu um enorme grito de um macaco guariba vindo por debaixo do piso. Desse momento em diante, as pessoas começaram a morrer vítimas de uma terrível doença que matava tão rápido que os enterros tinham que ser coletivos. Poucas pessoas conseguiram fugir dali sem serem contaminadas.

O padre, responsável pela igreja, mandou que retirassem o sino e debaixo dele colocou todas as peças da igreja que eram de ouro, pois tinha receio de não escapar com vida e temia que os objetos fossem roubados.
Em seguida a igreja tombou.

Passaram-se muitos anos e o local ficou abandonado. Nenhum morador das redondezas atrevia-se a visitar o lugar.

Mas certo dia, um ex-morador, que sobrevivera à catástrofe, resolveu retornar ao local para observar como estava. Primeiro, mandou seu filho averiguar. Este, chegando lá, encontrou vestígios, contudo, onde tinham enterrado o sino, haviam crescido imensas árvores e as raízes cobriam toda a riqueza. Quando deu o primeiro golpe de terçado numa embaubeira, começou a trovejar.

O tempo fechou-se. Houve muitas trovoadas, relâmpagos, enfim, um fortíssimo temporal. O filho quase não conseguiu escapar com vida.

No dia seguinte, o pai foi até lá para comprovar a força do sobrenatural. Quando começou a cortar a árvore, sentiu uma pancada no rosto em que ficou a marca de mão de um homem. Imediatamente desistiu da aventura .

Até hoje, naquele lugar, permanece o tesouro da igreja, protegido pela natureza. Nem mesmo os padres têm coragem de resgatá-lo.

Texto retirado do livro Tabatinga e suas Lendas, de Maria Auxiliadora Coelho Pinto e Cleuter Tenazor Tananta, 2011

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários