ÚLTIMAS

10/recent/ticker-posts

Blog de Tabatinga

Blog de Tabatinga

#Ticunas - A índia ticuna We`e`ena Miguel participa do Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena em Bertioga (SP)

A índia ticuna We`e`ena Miguel, originária do Umariaçu, reserva indígena de Tabatinga (AM), participará do Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, que está sendo realizado na cidade de Bertioga, em São Paulo, de hoje, 17/04, sexta-feira, a 19/04, domingo. Esse é um dos maiores festivais do país sobre a cultura e o esporte indígena. O Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena vai reunir cerca de 400 índios de cinco etnias, além dos anfitriões, Guarani.

Representantes das etnias Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo e os Guarani, de Bertioga, vão apresentar toda a beleza da cultura, esporte e culinária de suas tribos. Cada etnia vai mostrar os rituais e danças praticados nas aldeias, o significado da pintura corporal e seus costumes. A interação com o público será total, inclusive com a pintura corporal.

Um dos pontos altos da programação será a realização do Fórum Social Ambiental Indígena, onde são propostas discussões em torno de assuntos de interesse da comunidade indígena em todo país. Este ano, o Fórum acontece no dia 18, a partir das 8h30. O tema será 'Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida' e os palestrantes serão Kairo Bernado, representante da Prefeitura de Palmas, cidade do estado de Tocantins que sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em setembro deste ano; Carlos Terena, coordenador Geral dos Jogos e Luís Lobo, Consultor do Ministério do Esporte para os Jogos.

Como parte das atrações estão as apresentações esportivas. O empolgante futebol de cabeça revela a incrível destreza dos índios, que dão verdadeiros mergulhos no chão para cabecear as bolas rasteiras. Já a corrida de tora mostra a força e integração entre os membros da tribo, que correm carregando toras de até 100 quilos.

Os Guarani vão apresentar sua culinária durante o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena. Eles vão preparar o palmito tipo pupunha e juçara assado e também cru. A iguaria é servida pura ou com mel. Durante os três dias do evento o público vai poder apreciar o artesanato indígena que utiliza muita madeira, palha e plumagem.

O Festival, que acontece desde o ano de 2001, está sendo realizado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação também vai acontecer no Parque dos Tupiniquins.

Postar um comentário

0 Comentários